top of page

Como dar nomes ao que sentimos

  • blogsupermae
  • 5 de fev.
  • 1 min de leitura


Um adulto tendo consciência de seus sentimentos não é algo que encontramos com facilidade no dia a dia, pois é preciso mergulhar em seus sentimentos para entender o que se sente. Sem mencionar a necessidade de encontrar as melhores palavras para nomear o que vivemos.


Quando temos uma criança podemos ajudar desde cedo a construir a consciência de sua vida emocional tendo como base desta ajuda o diálogo. Estando atentos ao comportamento de nossos filhos podemos perceber desde sutis mudanças, até grandes sinais de que a criança está sentindo algo que ela mesma não consegue entender. Percebermos uma criança quieta, se escondendo do olhar dos outros após derrubar um vaso na sala pode ser indicativo de medo, insegurança ou vergonha.


Sentar ao lado da criança, explicar que o acidente não é algo grave, e que ela está sentindo coisas que podem significar um ou todos os sentimentos descritos anteriormente é um exercício de autoanálise, autopercepção e aprendizado sobre nomear sentimentos e sensações físicas que ela não consegue entender. Tornar um hábito estes exercícios permitirá que a criança amadureça de forma saudável, construindo relações maduras e expressando seus sentimentos ao outro através de um diálogo franco e confiável.


Pense nisso!!!


Victor Nicolino Faria

Psicólogo - CRP 06/98407

@victornicolino

Comentarios


Los comentarios se han desactivado.

Blog Super Mãe

©2012-2024 por Blog Super Mãe

bottom of page