Cada vez mais o tema habilidades sociais está presente em diversas reflexões. Nos âmbitos pessoal e profissional o sucesso em se alcançar determinada meta não está relacionado somente à habilidades técnicas, mas como acabamos nos relacionando com as pessoas ao nosso redor durante o processo.
Olhar para o outro, de fato ouvir o que ele tem a dizer, e sem dúvida nenhuma poder expressar o que pensamos de maneira não agressiva e compreensiva são cenas cada vez mais raras em um mundo onde acreditamos que podemos expressar qualquer ponto de vista sem se colocar no lugar do outro. Existem diversos livros, cursos, canais e podcasts que abordam o tema habilidades sociais, a forma como interagimos com o outro. Mas como fazer a curadoria de conteúdo para aprendermos e podermos transmitir este conhecimento para os nossos filhos?
Habilidades sociais, em síntese, são aquelas que permitem a uma pessoa expressar seus pensamentos, sentimentos e emoções claramente, além de ter atirudes que colaborem com a boa convivência social, profissional e familiar. Ao olhar para um conteúdo que aborda o tema, é interessante comparar com o que aprendemos desde pequenos. Como nossos pais nos ensinaram a tratar o outro, e se nos dias atuais ainda aplicamos estes ensinamentos.
Ao realizar este questionamento podemos tomar consciência de nossos comportamentos, corrigí-los se for o caso, para então no dia a dia podermos ser o modelo saudável de habilidades sociais para as crianças. Neste exercício em prol dos nosso filhos estaremos revisitando e fortalecendo o tema habilidades sociais em nossas vidas, permitindo que nossa busca de objetivos possa ser concluída mais facilmente
Pense nisso!!!
Victor Nicolino Faria
Psicólogo - CRP 06/98407
@victornicolino
Komentáře