Meu filho adolescente e o desafio das baladas
- blogsupermae
- 9 de out. de 2024
- 2 min de leitura

Muitos pais se questionam na adolescência de seus filhos sobre as festas, shows e programas que eles querem fazer com os amigos. O melhor seria permitir qualquer tipo de programa ou não permitir nenhum? Como se deve agir nesta etapa da vida deles?
Acredito que precisamos levar em consideração alguns pontos para entendermos quais caminhos queremos seguir na adolescência dos nossos filhos. O primeiro ponto que levanto seria: qual rotina de atividades, lazer e responsabilidades nossos filhos tem? Pensarmos ao lado deles uma rotina que faça sentido, que permita a eles vivenciarem seus talentos e potencialidades levaria o jovem a poder ter responsabilidades sem se sentirem sobrecarregados por não poderem explorar as novidades inerentes à adolescência.
Assim como os adultos precisam ter um equilíbrio entre prazeres e responsabilidades podemos trabalhar ao lado de nossos filhos esta construção, entrando então no desafio das baladas. Os pais precisam pesquisar e entender o universo dos programas dos seus filhos, não só perguntando para o jovem mas também buscando entender se colocando no lugar dele. A festa está coerente com a faixa etária? Qual o público presente? O que é consumido? Quem estará ao lado dos nossos filhos? É necessário organizar transporte? O programa está coerente com os valores familiares?
Respondidas estas perguntas, é preciso entender também se o adolescente está cumprindo com as suas responsabilidades. Os pais proporcionarem atividades de lazer, com os respectivos custos, quando os filhos ignoram responsabilidades e respeito para com os mais velhos acaba validando os comportamentos imaturos de nossos filhos. O equilíbrio entre prazer e responsabilidades precisa ser trabalhado em cada situação do dia a dia.
O papel dos pais é educar, e não precisar agradar a todo custo seus filhos. Pense nisso!!!
Victor Nicolino Faria
Psicólogo - CRP 06/98407
@victornicolino
Comments